segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Atividade de Português 5ºano - Letras e fonemas


Estudando Gramática! 
*           Letras e fonemas
.
                Letras são sinais gráficos que representam os sons da fala.
                Fonemas constituem a sonoridade que nos permite distinguir uma palavra da outra.
     *   Classificação dos fonemas.
Os fonemas ao serem pronunciados, são classificados de acordo com a passagem de ar pela boca e pelo nariz. Podem ser classificados em:
Vogais – são aqueles fonemas que resultam da livre passagem da corrente de ar. Só existe sílaba se existir a vogal, ela é o fonema básico da língua.
                                                                A – E – I – O – U.
                                                         
      Consoantes – são fonemas que necessitam de apoio de uma vogal para formar uma sílaba.                                                                                                                                                                                                                                                   
         A   B – C – D – F – G – H – J – K – L – M – N – P – Q – R – S – T – V – W – X –Y – Z.
 
    Semivogais – as semivogais são e, i, o, u quando formam sílabas com vogal, perdendo assim sua        força com na emissão de voz. As principais semivogais são i e u
                                                 
        *     Encontros de fonemas e letras.
Encontro vocálico – é o nome dado ao agrupamento de vogais e semivogais. Existem três tipos de encontros vocálicos:
·         Ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba (ditongo decrescente) ou uma semivogal e uma vogal na mesma sílaba (ditongo crescente).
·         Tritongo é o encontro de uma semivogal+vogal+semivogal na mesma sílaba.
·         Hiato é o encontro de duas vogais, porém em sílabas separadas.
  Relembrando:    Semivogal+vogal = ditongo crescente
                                       Vogal+semivogal = ditongo decrescente
                                        Semivogal+vogal+semivogal = tritongo
                                        Vogal+vogal = hiato

         ·         Encontros consonantais – é o agrupamento de consoantes na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
  Ex.: bl (bloco), cr (crédito), gl (glicose) – na mesma consoante / dm (admissão), st (questão), rt (portão) – em sílabas diferentes.
      Dígrafos – é a reunião de duas letras que representam um único fonema. Os dígrafos dividem-se em:
     ·         Dígrafos consonantais – ch (chave, chuva), lh (palha, malha), nh (manhã, sonho), rr (carro, socorro), ss (osso, pássaro), sc (piscina, descida), sç (desça, cresça), xc (excesso, exceto), gu (foguete, guizo) e qu (queijo, máquina).
     ·         Dígrafos vocálicos – am, na (campo, santo), em, em (tempo, vento), im, in (limpo, lindo), om, on (pombo, tonto) e um, um (tumba, mundo).
Exercício de fixação!
       1.       Sublinhe as palavras que apresentam encontro consonantal na mesma sílaba e circule as palavras que apresentam encontro consonantal em sílabas diferentes.

BLUSA – AFTA – PRATO – ABSOLUTO – RITMO – PACTO – FRACO – CRÍTICA – DIGNO – BRAÇO

        2.       Identifique os dígrafos das palavras e depois os classifique em DÍGRAFOS VOCÁLICOS ou DÍGRAFOS CONSONANTAIS.

       Chave   _______________________________       morro _________________________________
 Ninho    _______________________________     piscina_________________________________
 Tempo  _______________________________      tinta    _________________________________
 Bomba  _______________________________      laranja_________________________________
Guerra   _______________________________       tampa  ________________________________
 Pêssego ______________________________        tempo_________________________________
 Pilha _______________________________          quando_________________________________
 
 Contextualizando a gramática!
1.      
    O bom tigre
                Um tigre invadiu uma residência em Nova Délhi (Índia) e se acomodou espaçosamente na sala de estar. Os moradores atônitos berraram pelos vizinhos e logo se juntou um batalhão, munidos de paus e pedras e rifles para capturar o visitante indesejado. O tigre escapuliu para outra casa. Dessa vez juntaram-se um grupo alguns funcionários do zoológico. Entraram na casa e depararam com o tigre deitado na cama. Novamente fugiu. Mais uma casa invadida. Encontraram e finalmente apanharam o tigre dormindo tranquilamente na banheira. Foi no mais profundo sono que se deixou levar ao zoológico.
                                         Revista Isto É, n. 1580. São Paulo: Editora três, janeiro/2000.
           Leia o texto: O bom tigre e faça o que é solicitado.
 
a)       Informe o número de fonemas que há em cada palavra que forma o título do texto.


      b)       Transcreva:
·         Dois exemplos de ditongo crescente:___________________________________________________
·         Três exemplos de ditongo decrescente: _________________________________________________
·         Dois exemplos de hiato: _____________________________________________
 Três exemplos de dígrafo consonantal:_________________________________________________
  Três exemplos de dígrafo vocálico: ___________________________________________________
  Três exemplos de encontro consonantal em sílabas diferentes:______________________________
·         Três exemplos de encontro consonantal na mesma sílaba:_________________________________

 Fichamento da aula!
     1.       Faça uma síntese do que você aprendeu sobre letras e fonemas.









   

                      Estude diariamente!
                          Professora: Giselly Barreto J.

                                          

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