Estudando Gramática!
Letras e fonemas
.
Letras
são sinais gráficos que representam os sons da fala.
Fonemas
constituem a sonoridade que nos permite distinguir uma palavra da outra.

Os
fonemas ao serem pronunciados, são classificados de acordo com a passagem de ar
pela boca e pelo nariz. Podem ser classificados em:
Vogais – são aqueles fonemas que
resultam da livre passagem da corrente de ar. Só existe sílaba se existir a
vogal, ela é o fonema básico da língua.
A – E – I – O – U.
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Consoantes – são fonemas que
necessitam de apoio de uma vogal para formar uma sílaba.
A B – C – D – F – G – H –
J – K – L – M – N – P – Q – R – S – T – V – W – X –Y – Z.
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Semivogais – as semivogais são e, i, o, u quando formam sílabas com
vogal, perdendo assim sua força com na emissão de voz. As principais semivogais
são i e u
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Encontro vocálico – é o nome dado ao
agrupamento de vogais e semivogais. Existem três tipos de encontros vocálicos:
·
Ditongo é o encontro de uma vogal e
uma semivogal na mesma sílaba (ditongo
decrescente) ou uma semivogal e uma vogal na mesma sílaba (ditongo crescente).
·
Tritongo é o encontro de uma
semivogal+vogal+semivogal na mesma sílaba.
·
Hiato é o encontro de duas vogais,
porém em sílabas separadas.
Vogal+semivogal
= ditongo decrescente
Semivogal+vogal+semivogal
= tritongo
Vogal+vogal
= hiato
· Encontros consonantais – é o agrupamento de
consoantes na mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
Ex.: bl (bloco), cr (crédito),
gl (glicose) – na mesma consoante / dm
(admissão), st (questão), rt (portão) – em sílabas diferentes.
Dígrafos – é a reunião de duas letras
que representam um único fonema. Os dígrafos dividem-se em:
·
Dígrafos consonantais – ch (chave, chuva), lh (palha,
malha), nh (manhã, sonho), rr (carro, socorro), ss (osso, pássaro), sc
(piscina, descida), sç (desça, cresça), xc (excesso, exceto), gu (foguete,
guizo) e qu (queijo, máquina).
·
Dígrafos vocálicos – am, na (campo, santo), em, em (tempo, vento), im, in (limpo, lindo),
om, on (pombo, tonto) e um, um (tumba, mundo).
Exercício de fixação!
1. Sublinhe
as palavras que apresentam encontro consonantal na mesma sílaba e circule as
palavras que apresentam encontro consonantal em sílabas diferentes.
BLUSA
– AFTA – PRATO – ABSOLUTO – RITMO – PACTO – FRACO – CRÍTICA – DIGNO – BRAÇO
2.
Identifique os dígrafos das palavras e depois os
classifique em DÍGRAFOS VOCÁLICOS ou DÍGRAFOS CONSONANTAIS.
Chave _______________________________ morro _________________________________
Ninho _______________________________ piscina_________________________________
Tempo _______________________________ tinta _________________________________
Bomba _______________________________ laranja_________________________________
Guerra _______________________________ tampa ________________________________
Pêssego ______________________________ tempo_________________________________
Pilha _______________________________ quando_________________________________
Contextualizando a gramática!
Ninho _______________________________ piscina_________________________________
Tempo _______________________________ tinta _________________________________
Bomba _______________________________ laranja_________________________________
Guerra _______________________________ tampa ________________________________
Pêssego ______________________________ tempo_________________________________
Pilha _______________________________ quando_________________________________
Contextualizando a gramática!
1.
O bom tigre
Um
tigre invadiu uma residência em Nova Délhi (Índia) e se acomodou
espaçosamente na sala de estar. Os moradores atônitos berraram pelos
vizinhos e logo se juntou um batalhão, munidos de paus e pedras e rifles
para capturar o visitante indesejado. O tigre escapuliu para outra casa.
Dessa vez juntaram-se um grupo alguns funcionários do zoológico. Entraram
na casa e depararam com o tigre deitado na cama. Novamente fugiu. Mais uma
casa invadida. Encontraram e finalmente apanharam o tigre dormindo
tranquilamente na banheira. Foi no mais profundo sono que se deixou levar
ao zoológico.
Revista
Isto É, n. 1580. São Paulo: Editora três, janeiro/2000.
Leia o texto: O bom tigre e faça o que é
solicitado.
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a)
Informe o número de fonemas que há em cada
palavra que forma o título do texto.
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b)
Transcreva:
·
Dois exemplos de ditongo crescente:___________________________________________________
·
Três exemplos de ditongo decrescente:
_________________________________________________
·
Dois exemplos de hiato:
_____________________________________________
Três exemplos de dígrafo vocálico: ___________________________________________________
·
Três exemplos de encontro consonantal na mesma
sílaba:_________________________________
1. Faça
uma síntese do que você aprendeu sobre letras e fonemas.
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Estude diariamente!
Professora:
Giselly Barreto J.
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