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“O sujeito da educação é o corpo, porque é nele queestá a vida. É o corpo que quer aprender para poderviver. É ele que dá as ordens. A inteligência é uminstrumento do corpo cuja função é ajudá-lo a viver.”(Rubem Alves)
Quando se pergunta: "Qual o maior problema do Brasil?", o que te vem na cabeça?
SAÚDE?HABITAÇÃO?...
São tantos os problemas, que não sabemos ao certo por onde começar e acabamos por falar o que mais nos atinge no momento, afinal de contas se eu não falar sobre o que me incomoda quem irá pensar sobre isso não é? Porém vou dizer-lhe algo caro leitor que é exatamente o grande problema, o chamado câncer da sociedade. EDUCAÇÃO! Isso mesmo a educação ou melhor falando, a ausência dela vem causando na sociedade todos os problemas existentes atualmente.
Na compreensão de uma sociedade sabemos que este ato é nada mais que a forma de como o homem se relaciona e se organiza por meio de suas ações individuais e coletivas.
Segundo Raymond Firth, em artigo publicado no livro Homem e Sociedade, organizado por Fernando Henrique Cardoso e Octavio Ianni, a "organização social implica algum grau de unificação, ou união de diversos elementos numa relação comum” (IANNI, 1973, p. 41).
A partir de uma organização social os indivíduos fazem escolhas baseando-se nas normas da estrutura social.
Ter acesso a educação implica em ter condições de dominar o processo de exercício da cidadania política já que o mesmo historicamente tem a função de ponte entre os direitos políticos e sociais.
Ora! Sabemos que não é de interesse da máquina pública permitir que a massa, tenha acesso a ferramentas que os faça perceber e compreender os seus direitos e os deveres aferidos aos gestores da nação.
O não acesso a educação de qualidade implica na amputabilidade dos direitos sociais do cidadão, já que o mesmo em sua ignorância fica vetado na administração dos seus direitos civis não tendo competência de avaliar, analisar e direcionar suas ações quanto a máquina pública.
Em suma percebemos que um ser social instruído é um ser social ativo que possui a autonomia imperativa de seus atos e feitos sociais, possuindo uma amplitude em sua visão do poder de gestão pública não permitindo a entrega da máquina pública a políticos que não possuem a competência de geri-la como tal qual a lei o conduz. Desta forma a impunidade, a corrupção a incompetência não terá espaço no serviço de gestão nacional, pois o povo brasileiro já não irá mais viver no escuro seremos um povo com acesso a EDUCAÇÃO!
Giselly Barreto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.brasilescola.com/sociologia/o-que-organizacao-social.
http://www.fcc.org.br/
http://www.cartacapital.com.br/educacao
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quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Educação e a sociedade!
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